ApexBrasil participa da 1ª Conferência Chinesa sobre Comércio de Alimentos e Agronegócio

29/04/2024
apexbrasil:editorias/not-cias-da-ind-stria apexbrasil:editorias/investimentos
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil participa da 1ª Conferência Chinesa sobre Comércio de Alimentos e Agronegócio

Descrição da imagem: /content/dam/apexbrasil/bancoimagens/ApexBrasil participa da 1ª Conferência Chinesa sobre Comércio de Alimentos e Agronegócio .png

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No evento, a ApexBrasil destacou suas conquistas no mercado chinês

No último dia 8 de abril, foi realizada a 1ª Conferência de Desenvolvimento de Alta Qualidade do Comércio de Alimentos e Produtos Agrícolas da China, promovida pela Câmera de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos. A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) foi convidada e destacou suas conquistas no mercado chinês. 

No evento, a ApexBrasil reafirmou seu compromisso com a promoção de exportações de produtos brasileiros e a atração de investimentos estrangeiros, obtendo resultados expressivos nesse processo. A Agência foi representada por Grace He, analista do Escritório da ApexBrasil na Ásia e no Pacífico, quem destacou, por meio de dados e informações, os avanços significativos conquistados pela instituição.

No primeiro trimestre de 2024, as exportações brasileiras para a China atingiram US$ 23 bilhões, estabelecendo um novo recorde para o período e marcando um aumento de 9,8% em comparação com os primeiros três meses de 2023. Em termos relativos, o aumento das vendas brasileiras para a China superou o crescimento das exportações nacionais para o mercado global, que foi de 3,2%.

Em 2023, o comércio entre a China e o Brasil gerou US$ 157,49 bilhões, representando um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior. Quanto às exportações agrícolas brasileiras, houve um aumento de 18,8% em relação a 2022, atingindo um recorde de US$ 60,24 bilhões.

Além dos principais itens exportados, como soja, petróleo e minério de ferro, cresceu o número de exportações de outros produtos, como o café. Em 2023, pela primeira vez, a exportação de café para a China ultrapassou um milhão de sacas, um crescimento de 278,6% em relação a 2022. Esse fato representou um aumento dez vezes maior em comparação com 2017, quando o Brasil exportou 81,2 mil sacas de café para o gigante asiático.

Outro exemplo do empenho da Agência em internacionalizar negócios brasileiros ocorreu no ano passado, quando a ApexBrasil trouxe dois compradores internacionais chineses para conhecerem de perto o setor cafeeiro brasileiro. Além disso, também organizou uma sessão de degustação, conectando esses importadores diretamente com empresas brasileiras do setor, o que facilitou discussões valiosas sobre oportunidades de exportação. 

50 anos de relações diplomáticas

O ano de 2024 marcará o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Brasil. Nesse contexto, a ApexBrasil também está colaborando com parceiros institucionais estratégicos para a organização de atividades econômicas e comerciais envolvendo o país asiático.

Tema: Promoção Comercial — Expansão Internacional
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português
Erro:

Veja também